Cidade mineira registra menor temperatura desde 2006 e entra no ranking das mais geladas do Brasil
13/08/2025
(Foto: Reprodução) Cidade mineira está entre as cinco mais frias do Brasil nas últimas 24h
Patrocínio esteve entre as cinco cidades mais frias do Brasil nas últimas 24 horas. De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 0,3 °C no município do Alto Paranaíba na terça-feira (12). Foi a temperatura mais baixa registrada na cidade desde 2006, quando a estação meteorológica automática do Inmet entrou em operação.
Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, registrou a menor temperatura no período, com -0,3 °C. Barra do Turvo, em São Paulo, também teve frio abaixo de zero nas últimas 24 horas, com -0,1 °C. Rancharia, no mesmo estado, aparece na sequência com 0,2 °C. Monte Verde, no Sul de Minas, conhecida pelo turismo de inverno devido às baixas temperaturas, registrou a mesma marca de Patrocínio: 0,3 °C.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Nesta semana, o frio intenso chegou a formar geada na zona rural. Uma moradora gravou um vídeo sacudindo pés de couve cobertos por pequenas pedras de gelo. Assista acima.
LEIA TAMBÉM:
Frio abaixo de zero marca dia mais gelado do ano em Uberlândia e congela lavouras na região
Com 2 °C, frio atinge pico e congela madrugada na zona rural de Uberlândia
Segundo o geógrafo William Borges, a cidade tem características que a tornam uma das mais frias da região.
“Patrocínio é mais fria porque está no alto do planalto, tem relevo que acumula ar frio, clima seco no inverno e menor retenção de calor urbano. Esse conjunto cria condições para registrar temperaturas mínimas abaixo de cidades vizinhas, especialmente durante madrugadas de céu limpo e massa de ar polar”, explicou.
Patrocínio, no Alto Paranaíba, foi uma das cidades mais frias do Brasil na terça-feira (13)
Prefeitura de Patrocínio/Reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Cidade mineira está entre as cinco mais frias do Brasil nas últimas 24h