Veja quem era Lídia Maria, antropóloga e ex-secretária de Cultura de Uberlândia, que morreu aos 66 anos
06/08/2025
(Foto: Reprodução) Morre aos 66 anos Lídia Maria Meirelles, ex-secretária de Cultura de Uberlândia
Antropóloga, historiadora, ex-secretária e coordenadora de museu, essa era Lídia Maria Meirelles, que morreu na tarde de terça-feira (5), aos 66 anos, em Uberlândia. Ela sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi socorrida pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), mas não resistiu.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Formada em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lídia também tinha mestrado em Museologia e doutorado em História. Na UFU ocupou o cargo de Diretora de Cultura de 1992 a 1996.
Lídia foi ex-secretária municipal de Cultura entre 2001 e 2003.
Nos últimos anos, a ex-secretária esteve à frente do Museu dos Povos Indígenas, também ligado à UFU, onde coordenava pesquisas e exposições voltadas para a preservação indígena. Lídia integrava o Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.
Ela deixou o marido e dois filhos.
O velório de Lídia é realizado na Funerária Ângelo Cunha, na Rua Professor Bernardo, nº 252, Centro. O velório acontecerá das 7h da manhã até as 16h de quarta-feira (6). O corpo será cremado às 17h, no Crematório Parque dos Buritis.
Leia também:
Homem morre ao ser baleado na laje de casa
Rapaz morre baleado em lanchonete; veja o vídeo
VÍDEO: Motorista é executado a tiros ao estacionar caminhonete
Em 2001, Lidia esteve como secretária de Cultura em Uberlândia.
Rede Social/Divulgação
Prefeitura decreta luto
Na tarde de terça-feira (5), a Prefeitura de Uberlândia anunciou luto oficial de três dias.
"O prefeito Paulo Sérgio determinou, nesta terça-feira (5), a decretação de luto oficial, por três dias, em razão do falecimento da antropóloga, historiadora e ex-secretária municipal de Cultura, Lídia Maria Meirelles aos 66 anos . O decreto será publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município (DOM).
Lídia Meirelles fez carreira no serviço público municipal e federal, nas áreas de cultura e educação. Foi secretária municipal de Cultura no período de 2001 a 2003. Também foi diretora de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e integrou o Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais. Aos amigos e familiares, a gestão municipal externa sua solidariedade e os mais sinceros sentimentos de pesar".
UFU em luto
A UFU, onde Lídia estudou e trabalhou divulgou nota de pesar ressaltando a importância da antropóloga como diretora da instituição e responsável pelo Museu de Povos Indígenas.
"É com profundo pesar que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comunica o falecimento da servidora aposentada Lídia Maria Meirelles. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), foi diretora de Cultura da UFU entre 1992 e 1996. Esteve à frente do Museu dos Povos Indígenas (MuPI/UFU) de 2008 a 2024.
A comunidade acadêmica lamenta profundamente sua partida e presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas".
História dos povos indígenas
Objeto de seus estudos, a antropóloga participou de uma matéria da TV Integração, discutindo a história dos indígenas em Indianópolis, em 1993. Veja vídeo abaixo.
Morre Lídia Maria Meirelles, ex-secretária de Cultura de Uberlândia aos 66 anos
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas